Domingo, 2 de Janeiro de 2005

Recordar o Euro 2004

portug-pintada.jpg

É que não podia ser pior! Acho que tudo o que pode haver de mau aconteceu em 2004... guerras, actos de terrorismo, execução de inocentes, raptos, morte de atletas, o caso Casa pia, re-eleição de Bush, sismos, terramotos e tsunamis... bem, acho que aconteceu de tudo... os bons momentos, contam-se talvez pelos dedos...mas vou escolher um pela alegria e as emoções que se viveram: o Euro 2004! Portugal viveu um mês de euforia, alegria, e lagrimas. O nosso país engalanou-se de vermelho, verde e amarelo... as casas foram vestidas a perceito, as varandas e janelas encheram-se de orgulho com as bandeiras portuguesas... enfim, um momento histórico a que ninguem ficou indiferente.



VARANDAS.jpg

E como mulher que é mulher fala de futebol, aqui vai a minha homenagem ao europeu, e á selecção nacional, quando começamos um novo ano!



Luis felipe scolari foi o homem que despertou o orgulho nacional...um brasileiro que nos ensinou a ter orgulho na nossa bandeira. Minto? Nunca me lembro de um selecçionador nacional (portugues) pedir tanto ao povo para assumir o seu patriotismo e desfraldarem as bandeiras! O povo entusiasmou-se e a equipa portuguesa tornou-se durante o euro uma obcessão!



scolari-band.jpg

Não duvido que foi esta euforia que levou em parte a equipa portuguesa até á final... o peso da responsabilidade e sentir portugal inteiro a gritar por eles caiu sobre os ombros dos nossos guerreiros!
O Portugal dos três efes (Fátima, Fado e Futebol) voltou a afirmar-se e a levantar as suas bandeiras. Voltou a ouvir-se “levantai hoje de novo o esplendor de Portugal…”. Os lusitanos no rectângulo à beira mar e os espalhados pelo mundo fora sentiram orgulho e vaidade! Sentiram-se mais unidos!



publico.jpg publico2.jpg



Portugal é muito sentimental. Perdemos o primeiro jogo, somos os piores; ganhamos um jogo e somos os melhores de todos. Onde está o racionalismo e o sangue frio? A bola na cabeça e a cabeça na bola é uma magia fascinante. Haja festa, alegria, júbilo.As ruas do nosso pais, encheram-se de gente de todas as nacionalidades....



russa.jpg


Os jogadores portugueses tornaram-se herois nacionais! Foi verdadeiramente incrivel, ver o povo portugues acompanhar a selecção da academia do sporting até aos estádios onde jogou... foram milhares de pessoas a pé,de carro, a cavalo, motards e barcos... nunca se vu nada assim! Confesso que me arrepiei, e senti vontade de chorar de tanto orgulho.



DECO.jpg

Com este europeu, despediu-se a geração de ouro. Bicampeã mundial de juniores... foi a ultima oportunidade do nosso país conquistar um titulo ainda com Luís Figo, Rui Costa e Fernando Couto (os grandes embaixadores da era pós-Eusébio, juntamente com Vitor Baía, João Pinto e Paulo Sousa.)



figo.jpg

A euforia nasceu com a vitória sobre a Espanha, o histórico desempate por grandes penalidades diante de Beckham e companhia, mas sucumbiu perante a Grécia.
Mostramos a garra, a vontade, o crer... e também o fado!
Tive a sorte a sorte de assistir a um encontro do euro, e imaginem só, fui logo ver a final! Grrrrr malditos gregos... a vitória de Portugal teria sido ouro sobre azul!



205485_BIGLANDSCAPE copy.jpg040704lg copy.jpg

Mesmo assim estamos todos de parabens, somos vice campeões europeus, e fizemos desta competição um verdadeiro sucesso! Nunca vi Portugal tão embriagado de felicidade.
Os portugueses têm alma e uma mística própria. Fervilhou a portugalidade, a unidade, a euforia e a solidariedade. Fomos e seremos e sentir-nos-emos cidadãos desta pátria e cidadãos do mundo. Fomos nós e os outros, não fomos nós contra os outros. Parabéns, Portugal.



scolari-jogado.jpg

Agora que venha um Mundial!



menina.jpg





Impressão Digital Cereza às 19:43
link do post | Rugir | Adicionar aos Favoritos
|
19 comentários:
De Selvagem Anónimo a 2 de Janeiro de 2005 às 22:55
È verdade tinhamos o passaro na mao e deixamolo escapar, espero que no porximo seja igual ou ainda melhor ke o sonho se torne realidade fomos lutadores com honra e gloria chegamos onde chegamos mas so um levou o o tao desejado trofeu parabens para quem soube aproveitar as nossas fraquesas ao Scolari como ja provou é um grande treinador foi varias vezes campeao para ele se calhar ja nao era novidade ser mas era um orgulho para um luso descendente com tempo seremos campeoes mas fomos campeoes no desportivismo que o povo portugues teve desde o 1º jogo ate ao ultimo acompanhar fizemos a festa mesmo embora na tivessemos ganho mas foi com uma grande honra ke ficamos em seg lugar PARABENS PORTUGAL PARABENS SCOLARI levantar a cabeça e seguir em frente e que 2005 seja um grande ano de provarmos ke somos os melhor VIVA PORTUGAL sergio
</a>
(mailto:kikovyper@gmail.com)


De Selvagem Anónimo a 3 de Janeiro de 2005 às 00:03
Viram eu nao disse so aqui se ve como fomos grandes e gloriosos fomos um povo com alma raça gloria e dignidade pess nao mudem unidos for ever sergio
</a>
(mailto:kikovyper@gmail.com)


De Selvagem Anónimo a 3 de Janeiro de 2005 às 01:13
Sem fazer qualquer comentário ao tema, desculpem lá qualquer coisinha, não ficaria mal antes de colocarem o rato em cima do link "enviar"...lerem o que escrevem...ai tink ai tó a puti cat :)StarChild
</a>
(mailto:jay.carlos@earthling.net)


De Selvagem Anónimo a 3 de Janeiro de 2005 às 12:07
Deve ter sido tudo verdade...pena k nessa altura do ano eu estivesse com problemas a mais na minha vida e não tenha conseguido apreciar isso tudo. Foi pena.formasdolhar
</a>
(mailto:formas_de_olhar@sapo.pt)


De Selvagem Anónimo a 3 de Janeiro de 2005 às 12:15
mas que deprimentes!!!!!!!!!!!
Começam o ano mal! Eu cá sinto que 2005, vai ser uma boa colheita :)
vivo o euro! lolcereza
</a>
(mailto:lis_tv@hotmail.com)


De Selvagem Anónimo a 3 de Janeiro de 2005 às 12:21
Exactamente,que venha o mundial.....quero voltar a exibir orgulhosamente a bandeira de Portugal no meu descapotavel....LLLLLLooooooLLLLLmarta
</a>
(mailto:martax_30@hotmail.com)


De Selvagem Anónimo a 3 de Janeiro de 2005 às 12:36
TENHO SAUDADES DO EURO!cereza
</a>
(mailto:lis_tv@hotmail.com)


De Selvagem Anónimo a 3 de Janeiro de 2005 às 14:39
TENHO SAUDADES DO ESCUDO....LLLOOOLLLL....venha de lá o titulo de campeões do mundo :)StarChild
</a>
(mailto:jay.carlos@earthling.net)


De Selvagem Anónimo a 3 de Janeiro de 2005 às 14:44
Sim, sim, isto foi extremamente positivo! Alguém sabe se aquela russa ficou por cá e onde está? ;)Joaquim Varela
(http://desblogueadordeconversa.blogspot.com)
(mailto:jnvarela@mail.telepac.pt)


De Selvagem Anónimo a 3 de Janeiro de 2005 às 18:33
tive o prazer de viver o euro na sua organização....e tendo eu uma empresa que estava praticamente a nascer na altura...foi um desafio gigante....mas ai esteve a grande diferença....pois quando se trabalha com oarganizações tão perfeitas...que não descuidem o minimo promenor...acreditem tudo se torna mais facil.....eu proprio cresci imenso......quanto a festa....foi realmente o melhor evento que por ca tivemos ate hoje....e sera bom recorda lo sempre.. pois ele e um melhor exemplo de que os portugueses quando se unem ....tem uma força incrivel!! viva portugal....e viva quem sempre quiser fazer de portugal um pais melhor!!heaven-hell
</a>
(mailto:heavenhell72@hotmail.com)


Ah... Comenta-me