Segunda-feira, 11 de Outubro de 2004

O Holocausto... uma viagem no tempo.

judeus1.jpg


Depois de ver as imagens na televisão, de mais uma execução de estrangeiro a trabalhar no Iraque por rebeldes, dei por mim a recordar uma viagem que fiz há uns anos.
Viajei daqui de Lisboa até Estrasburgo com uma colega, ao parlamento europeu...Depois de uma visita que confesso foi extremamente desinteressante, já que a politica pouco ou nada me diz... resolvemos passar pelo antigo campo de concentração nazi de Natzwiller-Struthof ... Foi construido na fronteira entre a Suiça com a França... Estratégicamente situado numa zona perto de caminhos de ferro e fabricas, e com microclima. Fazia muito frio, enquanto no resto do pais estava um dia maravilhoso de primavera. Vou-vos contar, aquele que foi o dia mais triste da minha vida...senti um nó na garganta, uma raiva e uma tristeza imensa...Entramos no campo acompanhados por um guia... assim que passei o portão feito de arame farpado, senti que viajava no tempo... dei por mim, a ver aquele campo de concentração cheio de soldados alemães, judeus vestidos com trapos de riscas, magros, com olhos sem brilho... caminhei pelo campo, visitando as diferente areas... no meio do campo uma forca... segundo o guia ela servia para dar exemplos aos judeus... cada enforcamento, servia para mostrar a “insignificancia” daquela gente. Os presos eram reunidos em volta dela... viam o processo todo.. e o corpo ficava lá dia e noite...pendurado para não se esquecerem o que os esperava.
Á frente do barração vazio, onde se amontoavam os judeus durante a noite, para dormir umas horas..... um espaço aberto... terra...pó, muito pó... onde noite sim, noite não eram chamados para ali se formarem, sem mais nem menos.. Eram chamados ás duas, três, quarto da manhã, com temperaturas negativas...neve ou chuva... não interessava, e ali ficavam horas a fio... em pé, alinhados para a morte. Ali não eram necessarias munições, nem camaras de gás.... a fome e o frio tratava do assunto... pouco a pouco não resistiam ao gelo, e caíam.... e ali ficavam...sem vida, sem uma mão para os ajudar.
Dei por mim, a imaginar a cena...e senti-me mal... foi a imagem que mais me ficou a martelar na cabeça... segui a visita...
Passamos por um forno gigante... dizia o guia que o judeus mortos eram atirados para ali, para aquecer os quartos dos soldados alemães... quanta crueldade! Seguimos em frente e chegamos a uma sala totalmente branca...no meio uma especie de banca feita de azulejos brancos, com um sulco de cada lado... percebi logo o que era... era ali que os medicos faziam as experiencias macabras, em nome da ciência com os judeus que morriam durante a noite.... os azulejos são faceis de lavar, os sulcos serviam para o sangue escorrer, sem sujar muito a sala.... olhei para as caras dos visitantes que me rodeavam...nos homens as lárimas caíam, as mulheres saíam lavadas em lagrimas... e eu chorava, mas chorava tanto... vidrada naquela coisa feita de azulejos gelados, frios como o branco da sala... Só me lembro de regressar ao hotel, e chorar, chorar, e adormecer de cansaço... levei tempos com aquelas imagens na cabeça.., mas serviu-me para perceber a dimensão da cruledade humana.
Com tanta coisa que tem actualmente tem acontecido pelo mundo... o Afeganistão, a crise no médio oriente, a invasão do Iraque, os presos iraquianos humilhados pelos americanos, inocentes executados por fanáticos em directo pela televisão.... faz-me pensar onde vamos parar... será que a história se vai repetir na totalidade?




judeus333333.jpg







Impressão Digital Cereza às 23:54
link do post | Rugir | Adicionar aos Favoritos
|
10 comentários:
De Selvagem Anónimo a 20 de Março de 2007 às 20:20
esta história triste infelizmente existiu..e da no k pensar: o sofrimento deles e terror vivido todos os dias. Eu vou fazer um trabalho sb ixo na dixiplina de História.


De Selvagem Anónimo a 12 de Outubro de 2004 às 00:39
Infelizmente, a história repete-se, sim. Mas é assim mesmo, seja um povo ou uma pessoa. A gente nem sempre aprende com as asneiras. Basta que passe tempo suficiente, para as asneiras se repetirem.
Há quem diga que sítios como aquele deviam ser simplesmente eliminados. Não concordo. A memória é importante. Nem é uma questão de homenagem aos mortos, ou do que seja (embora também seja isso). É que uma coisa daquelas é tão horrível, que CUSTA A ACREDITAR.
Naquela série Brothers in Arms, quando os soldados americanos descobrem um campo de concentração, as pessoas da aldeia ali perto diziam que era mentira. Então o comandante teve uma ideia: levou-os lá a todos, e obrigou-os a ajudar a enterrar os mortos.
Custa a acreditar, mas aconteceu.
Era bom que nunca mais acontecesse.boavisteiro
</a>
(mailto:boavisteiro@portugalmail.pt)


De Selvagem Anónimo a 12 de Outubro de 2004 às 00:45
Uma experiencia inesquecivel nina. Aterradora mas de certeza educativa. Aprendemos a ter outra ordem de valores ... e nao esquecemos das atrocidades que o ser humano consegue infligir aos seus iguais ....
Eu tremi a ler isso. Obrigado por compartilhares connosco.
Jinhoxuspeito
</a>
(mailto:xuspeito@hotmail.com)


De Selvagem Anónimo a 12 de Outubro de 2004 às 00:55
Cereza,

Ainda bem que nos vais relembrando de certas atrocidades que se cometem neste mundo, o que vem provar que o homem é o pior inimigo do homem.koolbeer
</a>
(mailto:koolbeer@netvisao.pt)


De Selvagem Anónimo a 13 de Outubro de 2004 às 12:23
Foi uma viagem ao terror. Acho que seria importante para todos, fazrmos uma viagem dessas.*Bently
</a>
(mailto:ben@yahoo.com)


De Selvagem Anónimo a 15 de Outubro de 2004 às 17:43
Pois... Riálmenti... Eu, apesar de ser um apaixonado por assuntos relacionados com a II Guerra Mundial, devo conefssar que o Genocídio me aterroriza, daí nunca ter tido a tentação de visitar nenhum campo de concentração, apesar de já ter estado relativamente perto de alguns. Por testemunhos de amigos meus, julgo que Auschwitz é o supra-sumo daquilo que a mente humana pode congeminar de mais negro - Só a frase "O trabalho Liberta" que se encontra no portão de entrada é um hino à hipócrisia.

No entanto, há mais exemplos de outros grandes "chacinadores" do género humano, que não sei muito bem por que razão, acabaram por não ficar com a sua imagem assim tão globalmente manchada (não estou com isto a desculpabilizar o III Reich), como são os casos da Igreja Católica (com a Inquisição) e de Estaline (que com os seus ideiais dizimou mais gente que toda a II Guerra Mundial). Se a isto juntarmos todos os regimes comunistas e pró-sovieticos, mais os seus líderes ditatorias absolutistas, fica-se com a nítida certeza que a mente humana tem aspectos perfeitamente diabólicos!

Para mim, não existem adjectivos que possam qualificar em condições o que tu viste nessa visita... Mas obrigado por teres compartilhado.Joaquim Varela
(http://desblogeadordeconversa.blogspot.com)
(mailto:jnvarela@mail.telepac.pt)


De Selvagem Anónimo a 19 de Outubro de 2004 às 20:00
Desde qua Sic Noticias mostrou os terroristas iraquianos a agarrarem um refém pelos cabelos deitarem-no no chão e encostarem-lhe uma faca ao pescoço, que tenho tido dificuldades em ver noticiarios.


Parece-me que os editores portugueses perderam completamente o pouco juizo que ainda tinham.falco
</a>
(mailto:nospam@nospam.nospam)


De Selvagem Anónimo a 31 de Outubro de 2004 às 16:54
Respondendo à tua pergunta,claro que o cenário não se vai repetir,pois hoje em dia temos grandes meios de comunicação ..Como todos sabemos uma das causas para ke a America n tivesse intervido na grande guerra atempadamente foi exactamente a falta de informação existente !!!Irrita-me certo tipo de pessoas que se revoltam contra BUSH...Bush apenas zela pelos interesses da segurança nacional e internacional e como tal temos ke apoia-lo,seja bush ou Kerry ou outro qq..A paz nunca existirá enquanto n se fizer frente a tipos deste calibre...gostoso2003
</a>
(mailto:alguem234@hotmail.com)


De Selvagem Anónimo a 2 de Maio de 2005 às 13:06

theodore hannson (http://www.mortgage-note-broker.com)

mortgage note (http://www.mortgage-note-broker.com)

private mortages (http://www.mortgage-note-broker.com)

work at home business (http://www.mortgage-note-broker.com)

mortgage note broker (http://www.mortgage-note-broker.com)

http://www.mortgage-note-broker.com (http://www.mortgage-note-broker.com)

http://www.mortgage-note-broker.com

mortgage note
(http://www.mortgage-note-broker.com)
(mailto:hannson@theodore.com)


De Selvagem Anónimo a 31 de Dezembro de 2005 às 00:47
O Homem em tudo o que tem de pior. Serà que Deus nào se manifesta de algum modo neste terror? Serà que nào precisaremos realmente de orientaçào? Serà que jà somos suficientemente crescidos e independentes como civilizaçào? Saberemos cuidar de nòs? A besta no seu pior pela mào dos homens.flyman
</a>
(mailto:flyman_pegasus@msn.com)


Ah... Comenta-me