Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Urban Jungle

pensamentos, divagações e tangas da selva urbana

pensamentos, divagações e tangas da selva urbana

Urban Jungle

11
Out04

O Holocausto... uma viagem no tempo.

Cereza

judeus1.jpg


Depois de ver as imagens na televisão, de mais uma execução de estrangeiro a trabalhar no Iraque por rebeldes, dei por mim a recordar uma viagem que fiz há uns anos.
Viajei daqui de Lisboa até Estrasburgo com uma colega, ao parlamento europeu...Depois de uma visita que confesso foi extremamente desinteressante, já que a politica pouco ou nada me diz... resolvemos passar pelo antigo campo de concentração nazi de Natzwiller-Struthof ... Foi construido na fronteira entre a Suiça com a França... Estratégicamente situado numa zona perto de caminhos de ferro e fabricas, e com microclima. Fazia muito frio, enquanto no resto do pais estava um dia maravilhoso de primavera. Vou-vos contar, aquele que foi o dia mais triste da minha vida...senti um nó na garganta, uma raiva e uma tristeza imensa...Entramos no campo acompanhados por um guia... assim que passei o portão feito de arame farpado, senti que viajava no tempo... dei por mim, a ver aquele campo de concentração cheio de soldados alemães, judeus vestidos com trapos de riscas, magros, com olhos sem brilho... caminhei pelo campo, visitando as diferente areas... no meio do campo uma forca... segundo o guia ela servia para dar exemplos aos judeus... cada enforcamento, servia para mostrar a “insignificancia” daquela gente. Os presos eram reunidos em volta dela... viam o processo todo.. e o corpo ficava lá dia e noite...pendurado para não se esquecerem o que os esperava.
Á frente do barração vazio, onde se amontoavam os judeus durante a noite, para dormir umas horas..... um espaço aberto... terra...pó, muito pó... onde noite sim, noite não eram chamados para ali se formarem, sem mais nem menos.. Eram chamados ás duas, três, quarto da manhã, com temperaturas negativas...neve ou chuva... não interessava, e ali ficavam horas a fio... em pé, alinhados para a morte. Ali não eram necessarias munições, nem camaras de gás.... a fome e o frio tratava do assunto... pouco a pouco não resistiam ao gelo, e caíam.... e ali ficavam...sem vida, sem uma mão para os ajudar.
Dei por mim, a imaginar a cena...e senti-me mal... foi a imagem que mais me ficou a martelar na cabeça... segui a visita...
Passamos por um forno gigante... dizia o guia que o judeus mortos eram atirados para ali, para aquecer os quartos dos soldados alemães... quanta crueldade! Seguimos em frente e chegamos a uma sala totalmente branca...no meio uma especie de banca feita de azulejos brancos, com um sulco de cada lado... percebi logo o que era... era ali que os medicos faziam as experiencias macabras, em nome da ciência com os judeus que morriam durante a noite.... os azulejos são faceis de lavar, os sulcos serviam para o sangue escorrer, sem sujar muito a sala.... olhei para as caras dos visitantes que me rodeavam...nos homens as lárimas caíam, as mulheres saíam lavadas em lagrimas... e eu chorava, mas chorava tanto... vidrada naquela coisa feita de azulejos gelados, frios como o branco da sala... Só me lembro de regressar ao hotel, e chorar, chorar, e adormecer de cansaço... levei tempos com aquelas imagens na cabeça.., mas serviu-me para perceber a dimensão da cruledade humana.
Com tanta coisa que tem actualmente tem acontecido pelo mundo... o Afeganistão, a crise no médio oriente, a invasão do Iraque, os presos iraquianos humilhados pelos americanos, inocentes executados por fanáticos em directo pela televisão.... faz-me pensar onde vamos parar... será que a história se vai repetir na totalidade?










judeus333333.jpg


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2007
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2006
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2005
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2004
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D