Sábado, 22 de Abril de 2006

Water

O Hugo Master, mandou-me este excerto de uma entrevista feita a Bruce Lee. Deixou-me a pensar... Peço desculpa por não traduzir, mas ando sem paciência.

                

 

"Empty your mind, be formless. Shapeless, like water. If you put water into a cup, it becomes the cup. You put water into a bottle and it becomes the bottle. You put it in a teapot it becomes the teapot. Now, water can flow or it can crash. Be water my friend."

 

Question: What are your thoughts when facing an opponent?

Bruce: There is no opponent.

                   

Question: Why is that?

Bruce: Because the word ''l'' does not exist. A good fight should be like a small play...but played seriously. When the opponent expands, l contract. When he contracts, l expand. And when there is an opportunity... l do not hit...it hits all by itself (shows his fist). Any technique, however worthy and desirable, becomes a disease when the mind is obsessed with it.

Bruce Lee


Impressão Digital Cereza às 00:05
link do post | Rugir | Adicionar aos Favoritos
|
2 comentários:
De Hugo_Master a 22 de Abril de 2006 às 12:18
Infelizmente já morreu. Muito tinha para nos ensinar. Uma postura sempre positiva em relação à vida. Apesar dos contra tempos nunca desistiu do seu maior sonho: Ser artista de cinema e fundar a sua própria Arte Marcial. De alguém que practicou e muita falta sente desta filosfia ou modo de vida, o meu muito obrigado. Cresci muito com muitos dos seus ensinamentos. Lamento que o mundo não siga muito deste tipo de filosofia. Já agora e para quem tiver interessado a filosofia ZEN é um óptimo exercicio para a mente. Para quem quiser saber mais sobre esta arte marcial podem procurar por JUN FAN JEET KUN DO. Acreditem que é diferente de qualquer outra que já viram ou practicaram. À Cereza o meu obrigado por dar a conhecer alguns traços da filosofia. *****'s.


De flyman a 22 de Abril de 2006 às 12:17
Vi a entrevista onde o Bruce Lee partilhou este conceito/conselho de que o entrevistador "se tornasse água". Impressionou-me não só a conclusão, como a forma como ele o disse. Normalmente associam-se os filmes "karatecas" a uns quantos palhacitos que se submetem a uns quantos efeitos especiais visuais e sonoros, com os dizeres mal dobrados em inglês e com argumentos sofríveis. Depois temos os espectáculos dos monges de Shaolin, que de efeitos especiais, não têm nada, a não ser a mais absoluta dedicação de uma vida a uma arte, a um modo de estar fascinante, que penso não estar ao alcance de qualquer um, muito menos do ocidental médio (como eu, por exemplo...). Bruce Lee levou as artes marciais a um nível popular, mostrando aos menos avisados, que mais do que actividade física, a força mental/espiritual é que definem o sucesso do praticante. Pena que tenha partido tão cedo.


Ah... Comenta-me

av_fever01.gif

.Urbanidades Recentes

. Aberto: Rui Pedro e Anoré...

. FIM

. Porque eu? porque isto? p...

. Mulher

. Hannibal - Rising

. ...

. Voltaste meu amor...

. Falling

. ...

. Uma brincadeira...

. SuGeStÕeS:

. Pedofilia ou Amor

. coragem!

. Feliz Natal

. Ainda Tango...

. Destaque no sapo: poema d...

. Sonho § Realidade

. Do Flyman

. (...)

. Parabens Lua

av_jml12.gif myarms-yourhearse.gif

.Selvas já Visitadas

. Maio 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Outubro 2004

10MM.gif

.Procura no UJ

 

.Posts Favoritos

. Falling

. Destak

. UJ no DN

. Putas, Prostitutas (os) e...

. Casos Reais: Putas, Prost...

. Maria Madalena: Prostitut...

. "Schindler português"?

. Dedicado ao meu Pai!

. Caso de Vida

. Os BrancosNegros ou Negro...