Quarta-feira, 28 de Dezembro de 2005

Artigo de Opinião

Já sei que vai dar discussão... mas digamos que este é um "artigo" de opinião do Formasdolhar. Concorda quem quiser, quem não quiser tem o direito de se expressar.




Fot-Art_279FN copy.jpg


Um apelo à desistência ou a tentativa de não ficar em 3º lugar nas eleições




Fiquei espantado quando soube do apelo do Dr. Jorge Coelho à desistência dos outros candidatos de esquerda às eleições presidenciais.
Para mim quer dizer duas coisas muito simples:

1- As sondagens postas ao dispor do PS dão Cavaco Silva como vencedor à 1ª volta.
2- A tendência de voto em Manuel Alegre é superior ao candidato oficial do partido.

Se o 1º motivo não me surpreende de sobre maneira, o 2º soa-me ao desespero dum partido que a todo o custo quer salvar a face duma má escolha do candidato presidencial. Também concordarei que se Manuel Alegre fosse o candidato do PS perderia a parte “poética” da candidatura, que reconheço ser aglutinadora de várias pessoas, com diversas correntes politicas exactamente por ser independente (partidariamente falando, mas não ideologicamente).

Mas vejamos as coisas com mais calma. De certeza que se essa desistência fosse avante, a fixação do eleitorado nos candidatos dos partidos deixaria de existir, tornando-os flutuantes, e por conseguinte correndo o risco de aumentar a abstenção, o que, certamente, favoreceria a candidatura de Cavaco Silva. Para dizer a verdade não estou a ver que qualquer um dos candidatos desista. Manuel Alegre, tanto quanto sei, nunca virou a cara a uma luta, Jerónimo de Sousa e Francisco Louça, na minha opinião, perderiam toda a legitimidade para eleições futuras (mesmo que estas só se realizem daqui a uns anos) caso o fizessem. Seria o assumir dum mal menor e o deixar passar a oportunidade de fazer passar as suas ideias. Teriam sempre essa “pedra no sapato”.

A duvida que me resta, neste momento, é se o PS realmente optou por Mário Soares como candidato ou se ele se auto impôs ao partido, para alimentar um ego enorme, como prova o auto-titulo de “Pai da Pátria” (entrevista à Antena1, 15-12-2005).

Quanto à impossibilidade de Manuel Alegre passar à 2ª volta, só vejo um motivo para isso acontecer. Esse motivo é pura e simplesmente não existir 2ª volta. Uma prova mais cabal desse enorme ego, mal contido e mal disfarçado, é a contradição em que Mário Soares caiu, no espaço de poucos minutos ao dizer que se caso Manuel Alegre passasse à 2ª volta só faria campanha se fosse convidado, porque “para campanhas só vai quem é convocado e não quem se oferece”, mas no caso de ser ele a passar Manuel Alegre teria que se oferecer para fazer campanha por Soares!!! Em que é que ficamos? Umas acções para outros e outra para mim? Rica demonstração de democracia e de equidade!!!

No meu entender só existem duas candidaturas com capacidade para chegar a Belém. A de Cavaco Silva e a de Manuel Alegre. E caso eu não tivesse a minha escolha definida, sinceramente, ficaria na dúvida em quem votar. Para esta situação só me ocorre a ideia expressa por Maria José Nogueira Pinto: “…se tivesse dois votos que não se anulassem…”.



Formasdolhar



Impressão Digital Cereza às 00:00
link do post | Rugir | Adicionar aos Favoritos
|
28 comentários:
De Selvagem Anónimo a 28 de Dezembro de 2005 às 10:10
Ora ai esta, uma questao importante, EM KEM HAVEMOS DE VOTAR? ora, o meu voto ja ta entregue, vou votar no famoso EMPLASTRO (Filho de Vitor Baia e de J. N. Pinto da Costa). vou votar nele por 2 razoes: 1º - É apoiante do meu F.C.Porto, 2º - É bastante fotogénico (as camaras parecem k o seguem). :) lol
Mas em vez das presidenciais axo k haveria outras coisas a fazer com mais urgencia, tipo, referendo pra legalização do Aborto (isso sim é importante)... Ass: LETRINHAS :) SolDourado
</a>
(mailto:rangercosta@lycos.co.uk)


De Selvagem Anónimo a 28 de Dezembro de 2005 às 10:10
Ora ai esta, uma questao importante, EM KEM HAVEMOS DE VOTAR? ora, o meu voto ja ta entregue, vou votar no famoso EMPLASTRO (Filho de Vitor Baia e de J. N. Pinto da Costa). vou votar nele por 2 razoes: 1º - É apoiante do meu F.C.Porto, 2º - É bastante fotogénico (as camaras parecem k o seguem). :) lol
Mas em vez das presidenciais axo k haveria outras coisas a fazer com mais urgencia, tipo, referendo pra legalização do Aborto (isso sim é importante)... Ass: LETRINHAS :) SolDourado
</a>
(mailto:rangercosta@lycos.co.uk)


De Selvagem Anónimo a 28 de Dezembro de 2005 às 10:11
mas isto é so a minha opiniao....
por favor nao me espanquem....... lol
Ass: LETRINHASSolDourado
</a>
(mailto:rangercosta@lycos.co.uk)


De Selvagem Anónimo a 28 de Dezembro de 2005 às 10:41
Formas,estás a esquecer um pormenor!!É que o joão Soares irá fazer campanha á boca das urnas...´´Votem no meu papá que ele é fixe!!``:)PPmarta
</a>
(mailto:martax_30@hotmail.com)


De Selvagem Anónimo a 28 de Dezembro de 2005 às 12:17
Migas, já te tinha dito que tens de contar com o apoio que as tartarugas das Galápagos vão dar ao boxexas!lollllllllll

E no que respeita a votar, como eu defendo o voto pago, só voto quando me pagarem...é mesmo na base do quem der mais!lolololTex
</a>
(mailto:texazinha@iol.pt)


De Selvagem Anónimo a 28 de Dezembro de 2005 às 14:30
Querido Pai Natal

Acharás estranho que te escreva hoje, dia 28 de Dezembro, mas quero esclarecer algumas coisas que me ocorreram desde que te enviei uma carta cheia de ilusões, na qual te pedia que me trouxesses uma bicicleta, um comboio eléctrico, uma PS2 e um par de patins.

Quero dizer-te que me matei a estudar todo o ano, tanto que, não só fui dos primeiros da minha turma, mas também tirei 20 a todas as disciplinas, e não te estou a enganar.

Ninguém se portou melhor do que eu, nem com os pais, nem com os irmãos, nem com os amigos e nem com os vizinhos.

Fiz recados sem cobrar, ajudei velhinhos a atravessar a rua e não houve nada que eu não fizesse pelo meu semelhante, e, mesmo assim... que grande lata... ó Pai Natal.

É que... olha que deixar debaixo da árvore de Natal um cabrão de um pião, uma merda duma corneta e um caralho de um par de meias... foda-se... quem é que pensas que és, ó barrigudo do caralho???

Ou seja, porto-me como um camelo, a merda do ano inteiro para que venhas com esta merda de prendas, e como se não bastasse, ao paneleiro do filho da vizinha, esse otário estúpido comó o caralho, que grita com a vaca da mãe e é um pandemónio lá em casa, e tua deste-lhe tudo o que ele pediu.

Agora quero que tu te fodas e venha um caralho de um terramoto e nos engula a todos, porque um Pai Natal incompetente como tu não faz falta a ninguém.

Mas não deixes de regressar para o ano que vem porque vou rebentar à pedrada as putas das tuas renas que hás-de vir bater com os cornos cá em baixo, que te hás-de foder. Vou começar por essa rena Rudolpho, que tem nome de paneleiro, e hás-de andar a pé como eu, já que a merda da bicicleta que te pedi era para eu ir para a escola, que é longe como o caralho.

Ah!! É verdade... não me quero despedir sem te mandar para a puta que te pariu e que é pena seres tão filho da puta. Por isso aviso-te que para o ano vais saber o que é bom para a tosse, vou foder o juízo a toda a gente e durante o ano todo.

PS - Quando quiseres podes vir buscar o pião, a corneta e as meias, mas acorda-me para te enfiar essas merdas pelo cu acima.
28/12/2005Shikote
</a>
(mailto:arturcb@gmail.com)


De Selvagem Anónimo a 28 de Dezembro de 2005 às 17:43
Oh! shikote!!!!!!
Bolas originalidade é k n tens nenhuma....esse comentário k colocaste anda por ai de pc em pc, e tu fazes simplesmente Copy, paste...!
RS
(http://aaaa)
(mailto:golfinha_linda12@hotmail.com)


De Selvagem Anónimo a 28 de Dezembro de 2005 às 18:18
Foi criado recentemente um blog para ajudar na pesquisa de blogs. Peço que passe por lá e se registe assim como peço que divulgue o blog para ficar o mais completo possivel e sirva de apoio a este universo bloguista. Até breve!bloglista
(http://bloglista.blogs.sapo.pt)
(mailto:blog.indice1@sapo.pt)


De Selvagem Anónimo a 28 de Dezembro de 2005 às 18:42
Nunca conheci ninguém sério na política!! Eu sou Monárquico...P-U-D-I-M
</a>
(mailto:luistefe@msn.com)


De Selvagem Anónimo a 28 de Dezembro de 2005 às 18:45
Tã isto hoje na dá nada??!!Hummm!!!marta
</a>
(mailto:martax_30@hotmail.com)


Ah... Comenta-me