Quarta-feira, 15 de Fevereiro de 2006

A organizadora

Antes de mais, quero avisar que ontem tivemos um numero invulgar de visitas do Irão (isto é mesmo verdade ). Portanto Suicidal e Tex, se o blog apanhar com uma bomba... pensem já em passar para cá as vossas economias! Lol

Agora o post. Eu nunca soube lidar muito bem com elogios... claro que como qualquer pessoa gosto deles, mas a verdade é que me deixam sempre um bocadinho embaraçada... e foi isso que senti quando li este texto. Pensei, "ai como vou eu pôr isto no blog?"... mas tem de ser, até porque o Abel, chama a atenção para duas coisas importantes, os intrusos que aparecem aqui para ofender as pessoas (escondidos por nicks falsos - mas esse assunto já está legalmente encaminhado) e para o esforço que todos temos de fazer para manter este espaço vivo. Abel, obrigada pelos elogios (já disse isto mais que uma vez, mas não há nada que me deixe mais "mimada" do que me dedicarem seja o que fôr Lol) mas também acho que exageraste! :p

Agora o video... ultimamente tenho tido alguns problemas com o servidor da netcabo (pois esses!) ou seja nao consigo fazer o upload das musicas e videos que pretendo colocar em cada um dos textos). Bem, mas vamos ao que interessa agora... Como o Abel me babou tanto com este post loll... resolvi pôr uma música que gosto bastante. Acho-a muito "cool", não sei se me entendem? Tori Amos ( é que além da voz, a senhora tem uma cor de cabelo "fantástica", por isso xô loiras e morenas :p) a música chama-se Sweet the Sting! (sting de ferroada, e não sting cantor - isto é para aqueles que me andaram a fazer esta pergunta vezes sem conta :| )





Swirl.gif


"With a strut into the room
With his hat cocked sure defiantly
He said "I, I have heard
That you can play the way I like it to be played."
I said, "I can play, anyway that you want.
But first I want, I want to know
.
Baby is it sweet sweet
Sweet the sting
Is it real this infusion
Can it heal where others before have failed?
If so could somebody
Shake shake shake me sane
'cause I am inching ever closer to the tip of this scorpion's tail..."





tamos-1.jpg



Vou tecer algumas considerações acerca da tarefa desenvolvida pela nossa amiga Cereza (há muito o assunto me apoquenta) e tentar dizer às másculas e azedas Vivis deste mundo que nada entendem de relações humanas ou sociais.

Dar corpo às nossas ideias, expor os nossos sentimentos, partilhar o nosso quotidiano, nada tem de parasitismo nem de geriatria (de velhice já lá chegaram e continuam com direito à vida). O que a Cereza encetou não se baseia nisso mas sim numa verdadeira e incansável luta que são suas louváveis características.

Norteada para uma mesa redonda, agrupando um conjunto de amigos, ela pensou, planeou, e assim nasceu a Selva Urbana. Ela organizou, definiu regras, atraiu participações, moderou os debates, eliminou ácaros (intrusos animais microscópicos) e parasitas (animais que não descolam) resumidamente, geriu o espaço e isso não é para todos.

A vida é assim. Uns nascem para gerir, outros para chefiar, para trabalhar, para escravos e outros ainda para parvamente incomodar (chatear). Ser organizadora significa ter mais que fazer do que elaborar textos. Essa tarefa é confiada e depositada nos colaboradores. Não tem que se preocupar com isso.

Na tarefa de coordenação, recolhe, selecciona e expõe posteriormente os textos por uma ordem sequencial, pré determinada, tendo em conta os assuntos, a adequabilidade sócial, temporal ou espacial. Procura diariamente divulgar assuntos ou questões atractivas de forma a manter o espaço criativo, instrutivo e cultural. Por isso, decidir sobre o momento exacto das coisas não é ao acaso, embora por vezes possa parecer.

Quando vigilante atenta do espaço asseado acorre às entradas fortuitas dos ácaros tarados, carraças, percevejos, escaravelhos, melgas e outros parasitas fedorentos que nos dão uma coceira danada. São imediata e severamente banidos.

A montagem do poste tem, normalmente, muita criatividade. As imagens e a música dos vídeos ou fotos compõem uma simbiose perfeitamente articulada com os textos.
Como moderadora dos debates é muitas vezes incentivadora da actividade, participa nas discussões e enaltece os comentários, fortalecendo assim o convívio.
É incisiva na gestão de conflitos de forma a evitar perturbação da ordem. Não permite o atear de fogueiras embora por vezes nada fácil como se compreende.

O bom maestro é aquele que dispõe de uma equipa que se dedica com entusiasmo e dedicação à causa comum. O maestro não tem que pegar nos instrumentos porque não é sua tarefa. A sua é dirigir e isso sabe fazer melhor do que ninguém. A execução é dos colaboradores que sabem qual o seu papel (“cada macaco no seu galho” – popular). Não precisa de craques nem de super dotados. Precisa sim de gente normal dedicada à tarefa para promover a interacção no grupo.

Como podemos constatar, não é fácil dirigir (embora não seja nada do outro mundo). Dá trabalho, muitas horas perdidas, requer algum engenho, pretensão de ser original, estar presente e ausente em simultâneo, manter a actualidade no espaço, escutar o lamento ou o choro, o ódio ou o grito, a corrente da vida, a poesia ou a prosa, o amor ou a rejeição, a satisfação ou a tristeza, o azedume, e outras coisas mais ou menos complexas que animam o espaço.

A nossa participação é livre, aberta, gratuita e prazenteira, quer nos postes quer nos comentários do painel. Proporcionamos matérias ou curiosidades com potencialidades para divulgação. A escolha é do domínio da organização que os apresentará à mesa para discussão e dissecação.

Foi assim que este espaço se alargou unificado, devido à vontade de cada um e de todos, com indivíduos que são, em simultâneo, espectadores e colaboradores. Tornou-se num espaço verdadeiramente atraente e cobiçado, seguido por uma grande audiência e muito comentado.

Além de distrair, este blog é como um livro que aumenta o nosso conhecimento acerca daquilo que nos rodeia. Coesão e vontade de participar com os nossos conhecimentos, individuais e colectivos, estar com a organizadora e a organização do conjunto, ser encorajado pelas habilidades próprias, a vontade de fazer emanar o que há de melhor em cada um de nós, a confiança que a organizadora deposita em cada um de nós, ter a confiança que todos depositamos nas suas capacidades e conhecermo-nos pessoalmente, são as nossas forças.

A permeabilidade do sistema por intrusos indesejados (carraças e percevejos malcheirosos) a quem lamentavelmente não podemos fechar a porta… reconhecendo a inevitabilidade de lidar com a ignorância demente (e em estado avançado), são as nossas fraquezas.

Importa escutar mutuamente os nossos bloguista porque temos consciência de que “afinal a sabedoria não está na posse exclusiva dos administradores” e “nenhum grupo chegará a lado algum se a maior parte das ideias forem deixadas à direcção (Akio Morita).Todos devemos contribuir e os menos dotados tudo devem fazer para que a sua colaboração não paralise as qualidades que certamente têm. Na parte que me toca, e enquanto tiver forças, a organizadora poderá sempre contar com a minha participação, dedicação e colaboração, não obstante os momentos de menor ou nula assiduidade.




Abel Marques
12/2/2006



Impressão Digital Cereza às 00:00
link do post | Rugir | Adicionar aos Favoritos
|
36 comentários:
De Selvagem Anónimo a 15 de Fevereiro de 2006 às 01:23
so pode mandar quem sabe como fazer... gerir um blog como este dá trabalho, que até agora penso tem sido mt bem gerido. em relação á colaboraçao estou pronto para ajudar no que for solicitado e puder. continuação de bom trabalhoPauloTiago aka [M]orcego
(http://caderno-de-apontamentos.blogspot.com/)
(mailto:paulo_tiago_s@hotmail.com)


De Selvagem Anónimo a 15 de Fevereiro de 2006 às 01:32
Este Dr. Abel é mesmo um Dr.!!! :PPPP E não é que tem razão?formasdolhar
</a>
(mailto:formasdolhar@hotmail.com)


De Selvagem Anónimo a 15 de Fevereiro de 2006 às 07:44
Tb posso colaborar??? :)DevilGirl
(http://..)
(mailto:joana.patrici@sapo.pt)


De Selvagem Anónimo a 15 de Fevereiro de 2006 às 08:59
Os meus parabéns pelos dois "Cereza" e "Abel" deste excelente trabalho "post." Tem sido um prazer partilhar da leitura dos vossos textos. E do bom humor também...Blogo Abraço e beijosRS
(http://grt/kjhh)
(mailto:Nelia@hotmail.com)


De Selvagem Anónimo a 15 de Fevereiro de 2006 às 09:34
Conheci este blog há uns meses, por indicação de uma colega.
Iniciada na blogosfera, andei a ver vários, durante uns dias.
Fiquei mais por aqui.
Não sei nada das pessoas que aqui blogam...
Mas sei que temos muito em comum. Partilho muito das vossas opiniões e aqui são veiculadas algumas das minhas preocupações.
Quando não concordo, ás vezes comento.
Procuro transmir a minha própria opinião, sem preconceitos, sem esquerdas e direitas, sem chavões, totalmente livre, cada vez mais «desarregimentado» de ideias feitas. Procurarei sempre transmitir que todos podemos pensar, de uma forma única, independente, e que tem sempre mais valor sermos capazes de negociar, de tolerar, de entender o outro lado de todas as nossas posições, contra todos os fundamentalismos. Realmente Cereza (Organizadora) estás de parabens, estou plenamente de acordo com o Abel.

Mina
(http://ehhtt/khoui)
(mailto:Mina_@hotmail.com)


De Selvagem Anónimo a 15 de Fevereiro de 2006 às 09:54
Devilgirl PODES E DEVES!/ Mina, embora nunca tenha dito, claro que já li muitos comentarios, e és sempre benvinda/ Batman, tu já ajudaste e podes continuar a faze-lo :) RS OBRIGADA ;)/ FORMAS andas um perguiçoso :PCereza
</a>
(mailto:lis_tv@hotmail.com)


De Selvagem Anónimo a 15 de Fevereiro de 2006 às 10:01
Abel coleguinha paineleiro concordo contigo em género e numero eheeh

Cerejolas,sua ruiva mau feitio lol, dizes tu k tivemos visitas do Irão? Cá por mim óptimo!
Para lá do Irão mandam os k lá estão!lolTex
</a>
(mailto:texazinha@iol.pt)


De Selvagem Anónimo a 15 de Fevereiro de 2006 às 10:04
Assino por baixo. Tens toda a razão Abel e so tu, com a tua sensibilidade para escrever algo tão concreto e certo.blocas
</a>
(mailto:blocas@blo.com)


De Selvagem Anónimo a 15 de Fevereiro de 2006 às 10:09
sô dona Tex, prepare aí as "massas", pq o UJ está prestes a ir pelo ar, por sua causa!!! :PPPP LOLLLcereza
</a>
(mailto:lis_tv@hotmail.com)


De Selvagem Anónimo a 15 de Fevereiro de 2006 às 10:10
Já vou ao comment, mas antes disso, alguém me sabe dizer por que carga de água não consigo comentar a partir de casa?!?!?!?!?!?! Aaaiiiiiiii a brincadeiraaaaa!!!!!!!!!!!!WG
</a>
(mailto:a@a.com)


Ah... Comenta-me