Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Urban Jungle

pensamentos, divagações e tangas da selva urbana

pensamentos, divagações e tangas da selva urbana

Urban Jungle

12
Set06

Ana Lacerda

Cereza

"Abre-se o pano e os holofotes iluminam a imagem longilínea de bailarina. Por detrás da figura delicada, quase etérea, de Ana Lacerda, vemos uma mulher tenaz, persistente e muito exigente consigo própria. O turbilhão de emoções que irradia dos seus olhos amendoados traduz-se mais facilmente em movimentos. E é o que leva para o palco como valor acrescentado a uma técnica mais que apurada..."

in: Máxima

Continuo a achar que a dança é o parente pobre das Artes... até culturalmente.

Ficamos fascinados por poesias e prosas... sucumbimos á música (seja clássica, rock, pop, jazz, ou qualquer outro género ) deliramos com cinema... e a dança? Nada. Pessoalmente muito me entristece... mas enfim.

Vou deixar aqui um comentário que MUITO ME TOCOU da Ana Lacerda, que como já referi neste blog, é a primeira bailarina da Companhia Nacional de Bailado.

De a. a 9 de Setembro de 2006 às 04:48

Cereza ...aqui venho eu.Sossegadamente e fora de horas. Quero muito agradecer,mas assim....já passado o tempo...e ainda sempre a tempo de um dia te deixar o prometido.
Sei que talvez esta seja uma fase complicada para falar de mim...ou de tudo o que fui vivendo até hoje dentro da Cnb,e talvez por isso não consiga escrever nada que escorra com fluidez.
Tenho falado muito de mim ultimamente...não propriamente para os meus,mas sim para "fora"...e isso faz-me sentir demasiado; Ana Lacerda/ Companhia Nacional de Bailado...e tudo aquilo que tantas vezes não encaixa ou não quero que encaixe tantas vezes.
São fases...talvez esta queira resistir já faz algum tempo,mas para tudo existe um terminar...e esse talvez esteja a chegar.

As dúvidas existem quando olho o meu futuro já aqui ao lado...mas tudo faz parte de um processo lento e de uma tomada de posição, minha , apenas minha.
Quando existirem as palavras certas por dentro de mim...é porque chegou a altura de te deixar coisas mais bonitas.
Foi muito especial o teu gesto Cereza ...nem sabia como te responder a tanta delicadeza e atenção.Não sei como posso explicar...sinto que não mereço o tanto que por aqui me vão dando...é sincero quando o digo,não consigo explicar...e que me envergonho estupidamente,e que me agarro ao medo de não conseguir dar mais e melhor...este é um peso que vou carregando.
É uma maneira de estar e de viver...quando sentimos que os outros merecem muito mais do que aquilo que damos.
Minha querida e gentil Cereza ...do fundo do meu coração,o meu Abraço mais que sincero. O meu A.braço dado.

( Quem carrega o peso, de pensar que não consegue dar mais e melhor, quando se é tão bom naquilo que se faz... só pode mesmo ser alguém muito especial. Ana, eu é que agradeço, ter-te aqui. Um beijo enorme, e toda a felicidade do mundo. Cereza )

Perfil:

Nascido em Lisboa, em 1972, Ana Lacerda iniciou os estudos de dança aos cinco anos na Escola do Centro de Formação Profissional da Companhia Nacional d e Bailado do Teatro Nacional de São Carlos, e integrou o elenco da mesma companh ia em 1988.

Os principais mestres da sua formação foram Armando Jorge, Violette Que nolle, Maria Palmeirim, João Miranda, Vladimir Petrunine, Eric e Maya Volodine, Georges Garcia, Lynn Wallis e Patrícia Neary.

Ana Lacerda foi promovida a bailarina principal da CNB em 1995 e dançou a maior parte do seu reportório, tanto clássico como moderno.

Fazem parte do seu reportório como bailarina solista as obras A Sagraçã o da Primavera (Vaslav Nijinsky), Sonho de Uma Noite de Verão (nas concepções de Gray Veredon e Armando Jorge), Romeu e Julieta (John Cranko), Les Sylphides (Mi kail Fokine), Pedro e Inês (Olga Roriz), A Bela Adormecida (Ted Bransen), Copéli a (John Auld) e A Dama das Camélias (Melmeth Bankan), entre outros.

Ana Lacerda, foi este ano agraciada pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, com a Comenda da Ordem do Mérito.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2007
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2006
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2005
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2004
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D