Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Urban Jungle

pensamentos, divagações e tangas da selva urbana

pensamentos, divagações e tangas da selva urbana

Urban Jungle

28
Dez05

Artigo de Opinião

Cereza

Já sei que vai dar discussão... mas digamos que este é um "artigo" de opinião do Formasdolhar. Concorda quem quiser, quem não quiser tem o direito de se expressar.




Um apelo à desistência ou a tentativa de não ficar em 3º lugar nas eleições




Fiquei espantado quando soube do apelo do Dr. Jorge Coelho à desistência dos outros candidatos de esquerda às eleições presidenciais.
Para mim quer dizer duas coisas muito simples:

1- As sondagens postas ao dispor do PS dão Cavaco Silva como vencedor à 1ª volta.
2- A tendência de voto em Manuel Alegre é superior ao candidato oficial do partido.

Se o 1º motivo não me surpreende de sobre maneira, o 2º soa-me ao desespero dum partido que a todo o custo quer salvar a face duma má escolha do candidato presidencial. Também concordarei que se Manuel Alegre fosse o candidato do PS perderia a parte “poética” da candidatura, que reconheço ser aglutinadora de várias pessoas, com diversas correntes politicas exactamente por ser independente (partidariamente falando, mas não ideologicamente).

Mas vejamos as coisas com mais calma. De certeza que se essa desistência fosse avante, a fixação do eleitorado nos candidatos dos partidos deixaria de existir, tornando-os flutuantes, e por conseguinte correndo o risco de aumentar a abstenção, o que, certamente, favoreceria a candidatura de Cavaco Silva. Para dizer a verdade não estou a ver que qualquer um dos candidatos desista. Manuel Alegre, tanto quanto sei, nunca virou a cara a uma luta, Jerónimo de Sousa e Francisco Louça, na minha opinião, perderiam toda a legitimidade para eleições futuras (mesmo que estas só se realizem daqui a uns anos) caso o fizessem. Seria o assumir dum mal menor e o deixar passar a oportunidade de fazer passar as suas ideias. Teriam sempre essa “pedra no sapato”.

A duvida que me resta, neste momento, é se o PS realmente optou por Mário Soares como candidato ou se ele se auto impôs ao partido, para alimentar um ego enorme, como prova o auto-titulo de “Pai da Pátria” (entrevista à Antena1, 15-12-2005).

Quanto à impossibilidade de Manuel Alegre passar à 2ª volta, só vejo um motivo para isso acontecer. Esse motivo é pura e simplesmente não existir 2ª volta. Uma prova mais cabal desse enorme ego, mal contido e mal disfarçado, é a contradição em que Mário Soares caiu, no espaço de poucos minutos ao dizer que se caso Manuel Alegre passasse à 2ª volta só faria campanha se fosse convidado, porque “para campanhas só vai quem é convocado e não quem se oferece”, mas no caso de ser ele a passar Manuel Alegre teria que se oferecer para fazer campanha por Soares!!! Em que é que ficamos? Umas acções para outros e outra para mim? Rica demonstração de democracia e de equidade!!!

No meu entender só existem duas candidaturas com capacidade para chegar a Belém. A de Cavaco Silva e a de Manuel Alegre. E caso eu não tivesse a minha escolha definida, sinceramente, ficaria na dúvida em quem votar. Para esta situação só me ocorre a ideia expressa por Maria José Nogueira Pinto: “…se tivesse dois votos que não se anulassem…”.



Formasdolhar




Fot-Art_279FN copy.jpg


28 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2007
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2006
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2005
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2004
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D