Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Urban Jungle

pensamentos, divagações e tangas da selva urbana

pensamentos, divagações e tangas da selva urbana

Urban Jungle

17
Out05

Maria Madalena: Prostituta, ou a eleita?

Cereza

Era este o texto que há ando há mais de um mês para publicar... Custou um "cadito", depois de ler o livro, tive de ver alguns documentários, e fazer alguma investigação... acho que me tornei uma perita no assunto que vou expor!


Eu gosto de modas... gosto de estar a par delas... mesmo que não seja uma “addicted”
Falo de moda porque?É que desta falhei...é que só agora li o código Da Vinci. Confesso, gostei, e muito! É de facto um policial, escrito de maneira simples, e sem grandes floreados. Portanto aqui vai um grande lençol!


Mas o mais importante deste policial é que toca em assuntos que nos fazem pensar e abrir novos horizontes, mais que não seja para uma saudável discussão!


homb copy.jpg


Na verdade depois de o ler, comecei a tomar mais atenção ao assunto, vendo documentários jornalisticos e lendo algumas coisas sobre Maria Madalena , o Santo Graal e as pinturas de Leonardo, especialmente "A Última Ceia".


Comecei a tentar entender até ponto estas teorias (já antigas) podem ser credíveis... Ao ler o livro não é possível dizer; "Ah mas isto é mentira, não aconteceu!" Não aconteceu porque? Porque a Bíblia diz que não aconteceu, porque a Igreja diz que não aconteceu? Onde estão as provas de um lado e do outro. Cheguei à óbvia conclusão de que não há verdade absoluta, e que cada um de nós irá chegar a conclusões diferentes.


madalena.gif


No livro para além de Leonardo Da Vinci, a personagem que mais me fez pensar foi a Maria Madalena! O chamado sagrado feminino! O papel da mulher na igreja católica, e consequentemente na sociedade!


Quem foi Maria Madalena?


Maria Madalena, segundo o nosso imaginário, e segundo nos fizeram crer...foi uma prostituta arrependida que passou a seguir Jesus. Estudiosos afirmam que Maria Madalena pertencia a uma linhagem real da dinastia de Benjamim e que tinha um “caso”, ou melhor, era casada com Jesus.. apoiando a teoria na pintura de Vinci “A Última Ceia”, em lendas, livros sobre o tema e nos recentes “Dossiês Secretos” e sobretudo nos evangelhos gnósticos. Gnósticos porque Jesus está dentro de cada um de nós, não há igrejas... há um profundo saber do Homem e do Mundo, "os livres pensadores"!


Segundo Tomé:
"O reino está dentro de vós e também em vosso exterior. Quando conseguirdes conhecer a vós mesmos, sereis conhecidos e compreendereis que sóis os filhos do Pai vivo. Mas se não vos conhecerdes, vivereis na pobreza e sereis a pobreza."


(A Igreja Católica mandou destruir os Evangelhos que poderiam "baralhar" as pessoas em relação á vida de Cristo... mas uma cópia desses evangelhos foi encontrada no Egipto, na aldeia de Nag Hammadi em 1945. A Igreja tem feito um grande esforço para reunir e destruir esses documentos... porquê não se sabe.. mas começamos a desconfiar porquê.)


hunzinger copy.jpg


Segundo o evangelho (gnósticos) de Filipe, Maria Madalena era a companheira de Jesus, ele a beijava com frequência e a amava mais do que a todos os apóstolos. Segundo alguns historiadores a palavra companheira, na época significa exactamente esposa. É claro que nem todos concordam a respeito disso. Há quem defenda que pode significar apenas parceira, mas o que quer que seja, revela que Jesus e Maria tinham um relacionamento próximo. “Ele a beijava com frequência”. Bem, se o que está escrito é verdade, devemos considerar essa atitude um tanto quanto estranha, é que na época as mulheres (judias) nem sequer tocavam um homem que não fosse o seu marido. Mas existe um problema nesta afirmação. Os documentos são extremamente velhos e estão extremamente danificados. Historiadores afirmam que há um buraco onde estaria escrito “boca”. Há espaço para algumas palavras como “pé”, “bochecha”, “testa”, enfim, não se pode saber ao certo onde Jesus a beijava. Mas que beijava, beijava...


"E a companheira do Salvador é Maria Madalena. Cristo amava-a mais do que a todos os discípulos e costumava beijá-la com frequência na boca. O resto dos discípulos ofendia-se com isso e expressava sua desaprovação. Diziam a ele: Porque tu amas mais do que a nós todos? "


gnostic-gospels-med1.jpg


Pedro como primeiro apóstolo sentia-se ameaçado pela preferência de Jesus a Maria. A partir dos apócrifos, acredita-se que Jesus, na verdade, deu a Maria Madalena a função de edificar e dar continuidade à sua igreja, e não a Pedro.
É aqui que começo a pensar realmente duas vezes... Porque razão Maria Madalena não podia ser de facto uma dos apóstolos de Jesus? Porque era uma mulher? E é aqui que está a bomba.... Imaginem uma mulher a exercer um papel tão importante como esse.
A Igreja Católica é essencialmente masculina. As funções mais importantes só podem ser exercidas por homens.


O papa é homem, bispos são homens, Deus é uma figura masculina, Anjos são homens, Jesus era homem, A mulher vem de uma costela do homem, a mulher levou o homem ao pecado. Segundo o Génesis, as mulheres devem submeter-se a seus maridos!! Sofremos no parto a fim de pagar nosso pecado cometido ao induzir o homem ao erro. As mulheres não podem nada, os homens podem tudo. Como ficaria a Igreja se fosse provado que Maria Madalena era a mais importante discípula de Cristo? Como ficaria a Igreja se tivesse ocultado este segredo durante séculos?


De resto nos Evangelhos de Maria Madalena e de Felipe, encontra-se a nítida valorização da mulher, pois em ambos se vê que Jesus fazia revelações privilegiadas a Maria Madalena por ser ela quem mais estava em sintonia com os ensinamentos do Mestre.


jesus_prostituee copy.jpg


Agora gostaria de tocar num ponto muito importante. De onde surgiu a ideia de que Madalena era prostituta? Da Bíblia? Não. Em momento algum a Bíblia diz que Madalena era isso. De resto reparem bem... Maria Madalena é a mais fiel seguidora de Cristo, não o renegou, ela acompanhou-o ao longo do calvário da cruxificação (enquanto os restantes apostolos se escondiam assustados) ela foi a primeira pessoa a quem apareceu após ressucitar. Tudo isto sim é dito na Bíblia. Analisando esses poucos dados, podemos avaliar de forma mais sensata o seu papel diante de Jesus.


Segundo a Bíblia, Jesus expulsou dela sete demónios. O que isso significa? Na época, devido ao pouco conhecimento científico, não se sabia muito a respeito de doenças. O facto de ele ter expulsado dela 7 demónios, pode significar que a curou de doenças, pois eram consideradas demoníacas. Como sempre, tudo o que não se conhece, se teme. Essa é uma suposição, não estou dizendo que é a verdade, mas faz sentido. Mas, o que quer que isso signifique, não foi por isso que Maria ganhou a fama de prostituta... Fácil, o Vaticano disse um dia que Maria Madalena era uma prostituta. Acredito que não foi com de a rotular desta maneira... mas para todos entenderem... que até os mais pecadores podem ascender ao reino do Senhor!


Madalena foi a primeira a ver Jesus ressuscitado e a quem ele ordenou que espalhasse a notícia aos outros. Ora, isso faz dela uma mulher importante! Ou será que ser a primeira a receber a mensagem de Jesus é pouco?
Madalena é pouco citada na Bíblia, mas o seu papel nos evangelhos gnósticos é muito mais relevante. Ela mesma possui um evangelho.
A verdade é que foi o Vaticano que "escolheu" os evangelhos escritos pelos apostolos, que fariam a Bíblia... Alguns deles ficaram de fora. (os gnósticos ) Parece-me a mim que isto dá que pensar!


Rossetti1 copy.jpg


O Santo Graal


A lenda do santo Graal é bastante conhecida e tema de muitos filmes. A lenda mais conhecida diz-nos que o Santo Graal é o cálice utilizado por Jesus durante a última ceia, quando é estabelecida a Eucaristia. Ele oferece a taça aos seus discípulos dizendo “Este é o meu sangue”.


O que os estudiosos nos dizem é algo bastante perturbador. Eles alegam que na verdade, o Santo Graal não é um objecto, e sim uma pessoa. O facto de ser considerado um cálice, é na verdade uma metáfora.


Antigamente, os símbolos de feminino e masculino eram representados por rudimentares simbolos como o /\ para o masculino, e o feminino, exactamente o oposto \/, a representação de um útero, ou seja, um cálice.
O Cálice com o sangue de Cristo seria uma metáfora para um útero, que teria sido supostamente fecundado por Jesus. Esse útero conteria a linhagem de sangue de Jesus. E a mulher em questão, seria Maria Madalena.
O Santo Graal, é, segundo o Código da Vinci, a prova de que Jesus casou-se com Madalena, e deixou descendentes, e que no túmulo de Madalena, e junto aos seus ossos estão uma série de documentos secretos que são capazes de destruir todo o fundamento da Igreja Cristã.


Isso é apenas uma teoria, não há provas que possam confirmar essas afirmações, mas também não há maneira de provar que estão erradas.
Como Brown diz, a história é escrita pelos vencedores. Disso ninguém dúvida... é por isso, que ninguém tem como saber com certeza o que foi que aconteceu exactamente na vida de Jesus. É certo que ele existiu, mas a história de sua vida, assim como sua aparência física e local de nascimento, permanecem um mistério. De resto há grandes lacunas na Bíblia sobre a vida de Cristo, que podem ser preenchidas com informações contidas nos Evangelhos Gnósticos.


O Priorado de Sião


Na primeira página do livro O Código da Vinci, Brown afirma que o Priorado é uma sociedade secreta europeia fundada em 1099 e que existe de fato.
Para comprovar a existência dessa sociedade Brown cita os pergaminhos conhecidos como “Dossies Secretos” descobertos pela Biblioteca Nacional de Paris em 1975. De fato esses documentos foram, mas algumas pessoas defendem a tese de fraude, já que não se pode ter certeza da origem de tais pergaminhos.


Segundo o livro, esta sociedade é formada pelas famílias descendentes de Jesus Cristo e Madalena e foi criada para garantir a sua sobrevivência, pois corriam constante perigo em virtude do medo da Igreja de que o mundo descobrisse a verdade. Entre os grãos mestres dessa sociedade estariam Sir Isaac Newton e Leonardo da Vinci.


autoritratto_leonardodavinci copy.jpg


Leonardo da Vinci - A Última Ceia


Leonardo, como suposto membro do Priorado de Sião, sabia de toda a verdade. Mas, obviamente não podia falar sobre isso abertamente. Por isso, deixou pistas em suas pinturas, para os que têm olhos verem.


A principal pintura é a Última Ceia (feita na parede de um refeitório de um mosteiro em Milão). Esta pintura trata do momento em que Jesus anuncia a seus discípulos que será traído, e ainda por cima, sabe quem é o traidor. Além disso, faz parte desse mesmo momento a instituição da Eucaristia, já que foi durante esta última ceia que Jesus anunciou traição.


Bem, sabendo disso, podemos imaginar o que encontraremos na pintura de Leonardo. Jesus sentado à mesa com os 12 apóstolos, estes por sua vez em estado de choque, pães e um cálice. Mas não é isso que observamos na pintura. Reparem na foto:


obraleo17 copy.jpg


Primeiro que não há um cálice, e sim algumas tacinhas de vidro bem miudinhas, assim como os pedaços de pão. Bem, a grande questão é: Leonardo esqueceu-se do cálice de cristo?? Do Santo Graal? A Teoria da Conspiração afirma que o Graal está lá, ao lado de Jesus. No lugar onde deveria estar sentado o apóstolo João, encontra-se Maria Madalena.
De fato, podemos observar que as feições do indivíduo são incrivelmente femininas.Além disso está vestido com as cores inversas às cores de Jesus. Jesus está de vermelho com um manto azul, enquanto “Madalena”está de azul com um manto vermelho. Podemos notar também que estão unidos pelas mãos enquanto suas cabeças se afastam, formando um perfeito \/, o símbolo do cálice, do feminino.


vinci18 copy.jpg


Podemos notar também que, enquanto todos os discípulos estão gesticulando, espantados, “discutindo”, Jesus e “Madalena”, parecem estar em outro planeta, calmos, serenos, alheios ao que está se passando na mesa.


Alguns estudiosos, dizem que é um absurdo acreditarmos que trata-se de uma mulher no lugar de João. Na verdade trata-se de um rapaz muito jovem, da figura do Estudante, um rapaz de barba feita e traços finos, mas definitivamente um rapaz.


Há um outro elemento um tanto estranho no quadro. Brown diz que há uma “mão”sem dono segurando uma faca. De fato há a faca, mas é bastante óbvio que é Pedro quem a segura. O porque dessa faca, eu realmente não sei... mas segundo um jornalista norte americano:


“...além do que, essa mão não é desprovida de corpo. Tanto um esboço preliminar feito por Leonardo quanto as primeiras cópias de A ultima Ceia mostram que a mão e o punhal pertencem a Pedro – uma referência a uma passagem no Evangelho de São João em que Pedro brande uma espada em defesa de Jesus”.


leo_colt1 copy.jpg


Segundo Brown, a faca seria uma ameaça a Madalena, pois Pedro está visivelmente olhando para ela com indignação. Realmente Pedro está indignado, sua expressão é de raiva e a faca não parece estar ali para defender Jesus.
Cabe a cada um acreditar na que lhe pareça mais convincente.


Enfim, acredito que não possamos chegar a conclusão nenhuma. Mas definitivamente devemos parar para pensar que nada é inquestionável, nem mesmo a fé.


Eu já fui a vários sites sobre estes assuntos, mas sem dúvida o mais informativo e que pode ajudar a entender um pouco melhor este meu texto, está em http://www.misteriosantigos.com/jesus_mmada_davinci.htm


70 comentários

Comentar post

Pág. 1/7

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2007
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2006
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2005
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2004
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D