Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Urban Jungle

pensamentos, divagações e tangas da selva urbana

pensamentos, divagações e tangas da selva urbana

Urban Jungle

25
Jul05

Estamos no Inferno

Cereza

Já não chega a crise, o aperto de cinto, a possibilidade de Mario Soares se recandidatar a presidente da República com 81 anos, a seca... chegou o flagelo dos Incêndos. O Ed the Sock escreveu-nos um texto especializado sobre este tema. Leiam e reflitam:


FIAMME copy.jpg


"Mais um Verão...e mais uma vez, o nosso país é noticia, aliás...tem a mesma noticia dos outros anos: Estamos a queimar o nosso país! De ano para ano, a área ardida é cada vez maior. Anúnciam-se medidas, fundos, reorganização dos comandos, etc; e aparentemente, nada funciona!

Vejamos primeiramente as causas dos incencidios:
- Falta de um plano de ordenamento das nossas florestas que efectivamente funcione
- Falta de limpeza das florestas (onde andam os militares, os reclusos, os sapadores florestais no inverno?)
- Aumento da idade do agricultor e abandono dos campos por parte dos jovens
(as matas, no passado eram limpas pelos agricultores, segundo a lei, cada pessoa é responsável pela limpeza da sua propriedade).
- Criminosa: neste vou especular, poderá ser para especulação urbana (só se
pode construir em área ardida, segundo a lei, após 10 anos; mudança de culturas mais rentáveis a médio prazo (re-lembro as responsabilidades que o sector papeleiro tem neste aspecto, o eucalipto);caçadores (a vingança de quem não tem mais áreas livres para poder caçar, dá que pensar); os lobbies (as empresas de aluguer de aviões e helicopteros
de combate aos incendios, pessoas com doenças mentais,... todas estes motivos, a meu ver sao pretinentes é deveriam ser investigados a 100%.)
- causas naturais; sinceramente as causas naturais, acho que são apenas um agravante dos incendios, as altas temperaturas, os ventos fortes, as secas; transformam os incêndios em fenómenos arrasam o nosso país! (se 1% dos incêndios são de origem natural,é muito!)
- Acidentais; as queimadas dos agricultores. (incêndios desta natureza sao raríssimos).

Falemos agora do drama das pessoas, especialmente daquelas que vivem da terra, que em minutos, perdem as suas culturas, perdem os seus animais, algumas até as
suas próprias casas. O desespero de acordar de madrugada com o alerta de incêndio, com o risco de perder os seus bens e da sua propria vida; Pessoas essas que têm uma natureza social já de si delicada (a vida no campo é dura).

Temos e em especial, quem tem de tomar as decisoes politicas, decidir se a floresta é um recurso estratégico para o país, ou não! Se não, entao tudo bem...deixem arder tudo.
(Eu afirmo desde já que o é!) Podemos não ter petroleo, gaz natural ou carvao; mas temos uma floresta rica (neste andar, até quando é que a temos, não sei, mas nao será por muito tempo!)
Tomando do principio, que existe coerencia pela parte de quem governa, vamos pensar que eles concordam com esta ideia, assim sendo, surge-me uma questão:
Porquê?
Sim, Porquê? Porque é que este drama se repete, e de forma agravada, de ano para ano?


1) A necessidade de um bom plano de ordenamento das nossas florestas, com ajustamentos juridicos, proceder a limpezas, a criaçao de reservas de água em locais estratégicos,estabelecer corta-fogos, classificar a nossa floresta atendento a especie
dominantes (por exemplo as resinosas, sao mais inflamáveis que as nao resinosas), etc;
possuimos muito conhecimento cientifico por nós produzido, sobre esta matéria, é uma questão de haver vontade de aplicá-la!

2) Porque é que o estado aluga aviões todos os anos, em vez de os comprar? A necessidade de nós os possuirmos, está a vista de todos nós!
E uma vez que os incêndios, são uma ameaça nacional, creio que a criação de uma esquadra de combate a incendios (quem diz uma, diz as necessárias) por parte da Força Aerea Portuguesa é pretinente, e já que se fala numa modernização das forças armadas, da sua nova utilidade para a sociedade, aqui está uma boa oportunidade. Não esquecendo tambem do Exercito, a criação de um Corpo de Bombeiros Sapadores Militares, poderia
tb ser uma ajuda.

3) Os bombeiros Voluntarios, esses coitados, dão a vida por nós...mas a necessidade de uma estrutura profissional, bem treinada, com os meios necessários é um imperativo.
É necessário uma estrutura de Bombeiros Sapadores, que cubra o país inteiro e que seja capaz de responder as necessidades. O Estado é ingrato para os Voluntários!
Necessidade e existir uma vigilância de 24h e não apenas durante o dia, pois a maior parte dos incêndios ocorrêm durante a noite.

4) Porque é que os criminosos escapam a lei de ano para ano!?
As causas de ordem administrativa e organizativa; de meios (materiais e financeiros) podem ser facilmente resolvidos, só tem de haver vontade! É impossivel fazer com que os incêndios desapareçam, mas temos todo o know-how para diminuir o seu impacte, nas nossas florestas. A floresta, só é para nós, após vermos o verde transformado em cinza-negro, um bem essencial ao país...só depois de o mal estar feito, é que ganhamos consciencia: caracteristica da natureza humana, bem tradicional e ao jeito do país!

O que podemos fazer cada um de nós?
1) Exigir de quem governa, as medidas necessarias e ACÇÃO que as reflectem
na pratica.
2) Solidariedade de quem sofre, o este terrivel drama na primeira pessoa (no ano Passado, foi de louvar).
2) Educação ambiental nas nossas escolas.
4) Comunicaçao social: uma palavra de apreço, quer pela qualidade de
cobertura da noticia, quer pela informaçao instituicional que transmitem (lembro-me dos mapas de risco a escala distrital)
5) manter-nos vigilantes (todos os olhos sao necessários e a nossa floresta agradece)

Tanto pode ser dito...e em quantidade e em qualidade e para tal... espero que participem!
A floresta é de todos nós...e se o Sol e a Praia sao o nosso petroleo, O Oceano o nosso gáz natural, eu diria que as florestas sao o nosso carvão, e não é ardida que a vamos rentabilizar.
EDtheSock



Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2007
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2006
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2005
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2004
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D